quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A saga do pão francês

Depois de três tentativas frustradas de fazer pão francês em casa finalmente eu consegui.
Tudo o que eu queria era que ele ficasse crocante por fora e macio por dentro... e não é que deu certo!! Nada como um fermento fresquinho para a massa crescer horrores. Depois de tantas tentativas percebi na hora que misturei o fermento com a farinha que estava no caminho certo. Nas outras tentativas eles não cresciam ou cresciam muito pouco e depois de assados ficavam muito pesados. Eles não ficaram bonitos mas ficaram muito bons. E aquele cheirinho de pão saindo do forno? Hummm, maravilhoso!!




PÃO FRANCÊS
Ligeiramente adaptado do blog da ANA
Tempo de preparo: 30 minutos mais 2h-3h de fermentação




Ingredientes:
  • 375g de farinha de trigo para pães
  • 215g de água morna
  • 10g de femento fresco
  • 6g de sal
  • 8g de açúcar 
  • 6g de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Preparo:

  1. Dissolva o fermento na água morna e no açúcar e deixe que forme bolhas na superfície. Junte ao restante dos ingrediente e sove bem até que a massa esteja lisa, elástica e não grude nos dedos. Deixe em uma tigela, cubra com um pano e espere fermentar por 1h30 a 27ºC ou 2 horas a 24ºC ou menos.
  2. Afunde a massa com o punho, puxando suas pontas para o centro, tirando-lhe todo o ar. o. Enrole-a como um rocambole apertando bem as bordas.
  3. Coloque os pães em uma assadeira polvilhada com farinha de milho e deixe que fermentem uma segunda vez, até que dobrem de tamanho.
  4. Pré-aqueça o forno a 200ºC (para cada forno pode ser uma temperatura diferente). Pincele os pães com água e, com uma faca bem afiada, faça um único corte nos pães no sentido do comprimento. ( Um dos meus erros foi fazer os cortes antes da segunda fermentação e o pão não ficou com aquela carinha de pão de padaria). Leve ao forno com uma assadeira com um pouco de água fervente na prateleira debaixo. Depois de 10 minutos, retire a assadeira e continue assando os pães até que estejam dourados.


Ah, já ia me esquecendo, fica muito bom com a receita anterior!!
Na próxima, se eu conseguir pãezinhos mais bonitos, prometo que troco as fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário